©2019 by João Silva.

BIOGRAFIA

Minha história

Tudo começou em 2007 ao volante de um pequeno Toyota Yaris, estreando-se pela OLCA Team. O seu primeiro navegador foi Dinarte Castro e curiosamente o seu primeiro colega de equipa foi o seu actual adversário, o Alexandre Camacho. Nesse ano disputou todas as provas do Campeonato da Madeira de Ralis, conseguindo superar as primeiras exigências da modalidade, discutindo por diversas vezes os primeiros lugares do Troféu Yaris.


Em 2008 evoluiu para os comandos de um mais competitivo Citroën C2 R2, tendo a seu lado o mais experiente navegador Vítor Martins. Foi também o ano da criação  da sua própria equipa, lançando-se de forma autónoma na modalidade. Nesta época disputou novamente o Campeonato da Madeira de Ralis, em particular o Troféu Eng. Rafael Costa onde se encontravam diversos pilotos de referência, como o Luís Serrado e o João Ferreira. Com talento natural e muita dedicação procurou se evidenciar, tendo mostrado todo o seu potencial ao ao liderar algumas provas e registar tempos recordes. Para a história ficará a disputa pelo Campeonato Júnior, perdido por apenas dois pontos para o piloto João Moura, o então campeão Júnior em título. 


Nas épocas de 2009 e 2010, após adquirir um novíssimo Renault Clio R3 Maxi ao reputado preparador nacional - ARC Sport, conquistou os primeiros títulos da sua carreira. Duas vezes seguidas Campeão Júnior e em 2010 Campeão 2L/2RM. De salientar a primeira vitória à geral no Rali do Marítimo com apenas 22 anos de idade, numa prova disputada com muita chuva, o que possibilitou esse feito face a viaturas mais competitivas. Contou ao longo da época com a preciosa ajuda do experiente navegador José Janela, com quem se estreou no Campeonato Nacional e no WRC, ao participar pela primeira vez no Rali de Portugal e no Rali do Algarve. Nesse ano o seu maior adversário foi jovem piloto portosantense Samir Sousa aos comandos de um Renault Clio S1600. 


Em 2011, decidido em continuar a sua aprendizagem nos ralis, apostou numa participação completa no Campeonato Nacional de Ralis com o Renault Clio R3 Maxi. Esta mudança promoveu a adaptação a diferentes tipos de pisos e a novos ralis. Ficará na história a vitória em Fafe, no Centro, em Mortágua e no Algarve e ainda o 1º lugar à geral nas 2RM (actual WRC3) e 3º melhor português no Rali de Portugal, prova pontuável para o WRC. Neste ano conquistou diversos títulos de enorme prestígio a nível nacional, nomeadamente nos 2L/2RM, Turismo (Grupo A) e Classe 1.6cc a 2.0cc. De salientar as lutas travadas com Ivo Nogueira em Citroën DS3 R3 e com Paulo Antunes em Opel Corsa S1600.


Depois de ter alcançado bons resultados a nível nacional, focou a sua atenção no WRC, tendo em 2012 participado na WRC Academy com um Ford Fiesta R2, partilhando esta aventura com o jovem navegador Hugo Magalhães. Nesta competição promovida pela FIA através da M-Sport, tendo como objectivo desenvolver o potencial dos melhores jovens pilotos da actualidade, João Silva foi pioneiro em Portugal. Infelizmente não conseguiu completar a época, mas a experiência adquirida e o privilégio de ter competido na Grécia e na Finlândia ao lado de enormes talentos, como Elfyn Evans, Pontus Tidemand, Fredrik Ahlin e José António Suarez, justificou a aposta feita.


2013 marca o regresso ao Campeonato da Madeira de Ralis com o seu Renault Clio R3 Maxi, tendo como navegador o campeão regional Victor Calado. Este passo "atrás", deu grande animo à equipa, numa época de grande sucesso, com nova conquista do título Júnior e de 2L/2RM, pondo em prática toda a experiência adquirida a nível internacional. 


Os anos de 2014, 2015 e 2016 ficam marcados por um período de participações esporádicas, em grande parte pela impossibilidade de evoluir de viatura e dar seguimento à sua carreira ao mais alto nível. De registar a estreia da sua namorada, Sofia Correia, ao seu lado. Ela que para além de ser uma excelente piloto de ralis e karting, tem também grande aptidão para a navegação em ralis. 


Para comemorar 10 anos de carreira, 2017 fica marcado pelo regresso à competição num projecto ao mais alto nível com o espectacular Citroën DS3 R5. O seu navegador foi Rui Rodrigues, antigo navegador de Sofia Correia. O objectivo foi vencer o Campeonato de Ralis da Madeira contra o ex-colega de equipa Alexandre Camacho e o veterano piloto Rui Pinto, em Peugeot 208 R5 e um Ford Focus WRC respectivamente. Foi época marcada por intensas lutas, onde se pode destacar o 3º lugar alcançado no Rali Vinho da Madeira e a vitória no Rali do Marítimo, tendo demonstrado grandes andamentos desde a primeira prova da época. Contudo não foi possível alcançar o desejado título absoluto. 


Procurando mais uma chance de alcançar o título absoluto, repete o projecto em 2018, voltando a ter a seu lado o experiente navegador Victor Calado, num projecto reforçado a todos os níveis, em que ambos ambicionavam alcançar o título regional absoluto e a vitória no Rali Vinho da Madeira. Como se podia antecipar foi uma época ainda mais competitiva, pois houveram quatro candidatos à vitória, entre eles, Alexandre Camacho, Rui Pinto e Miguel Nunes. João Silva dominou o campeonato até à 5 prova, altura em que perdeu a liderança após o acidente no Rali Vinho Madeira. Fica na história as vitórias alcançadas em São Vicente, Calheta e Ribeira Brava, em lutas espectacularmente equilibradas. 


Como não há duas, sem três, 2019 dá início a mais uma tentativa para alcançar o desejado título absoluto. Sofia Correia volta a estar ao seu lado, numa altura em que ambos estão focados em dar o seu melhor para contrariar o favoritismo da equipa campeã em título. 

Palmarés

2007 - Toyota Yaris 1.3

​Estreia no campeonato regional de ralis



2008 - Citroën C2 R2

Vice-campeão da Madeira Júnior



2009 - Renault Clio R3 Maxi

​Campeão da Madeira Júnior

Vice-campeão da Madeira 2L/2RM



2010 - Renault Clio R3 Maxi

Campeão da Madeira Júnior

Campeão da Madeira 2L/2RM

Vice-vencedor da Taça de Ralis da Madeira

Vitória no Rali do Marítimo

Notoriedade FPAK B



2011 - Renault Clio R3 Maxi

Estreia no campeonato nacional de ralis

​Campeão de Portugal 2L/2RM

Campeão de Portugal Turismo

Campeão de Portugal 1.6cc a 2.0cc

Notoriedade FPAK B



2012 - Ford Fiesta R2

​Estreia no campeonato do mundo de ralis - WRC Academy

Notoriedade FPAK A


2013 - Renault Clio R3 Maxi

Campeão da Madeira 2L/2RM

Vencedor do Troféu da Madeira Júnior

Notoriedade FPAK B


2014 - Renault Clio R3 Maxi

Participações esporádicas

Notoriedade FPAK


2015 - Renault Clio R3 Maxi

Participações esporádicas


2016 - Renault Clio R3 Maxi

Participações esporádicas


2017 - Citroën DS3 R5

Vice-campeão da Madeira Absoluto

Vice-campeão da Madeira RC2

3º Classificado no Rali Vinho da Madeira 

Vitória no Rali do Marítimo


2018 - Citroën DS3 R5

Vice-campeão da Madeira Absoluto

Vice-campeão da Madeira RC2

Vitória no Rali de São Vicente

Vitória no Rali da Calheta

Vitória no Rali da Ribeira Brava

Notoriedade FPAK